Unypos | Pós-Graduação

Pós-Graduação

Sociedade, Classe e Movimentos Sociais

  • 100% online
  • Duração de 04, 06 a 12 meses
  • Carga horaria 380h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por videoaulas, mapas estruturais, apostilas em PDF, slides e rotas de aprendizagem por competências.
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o termino de sua Pós-Graduação
  • Registrado pelo MEC

Unypós

O Curso

Com esse curso, o egresso estará apto a atuar com competência em Sociedade, classes e movimentos sociais, realizando com maior facilidade e segurança as relevantes tarefas que lhes sejam afetas na profissão, além de pontuar para progressão em sua carreira, pelo conhecimento adquirido. Ou, caso pretenda, participar com chances nos concursos públicos ou seleções de vínculos para a área e/ou outras correlatas.

Introdução à EaD

a) Concepções e legislação em EaD.
b) Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem.
c) Ferramentas para navegação e busca na Internet.
d) Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

Pensamento Científico

a) A origem do Pensamento Científico;
b) O mito;
c) A Filosofia Grega;
d) O senso comum;
e) O que Ciência?;
f) A ciência no mundo moderno: os racionalistas;
g) A ciência no mundo moderno: os empiristas;
h) As Ciências no mundo Contemporâneo: o surgimento das especificidades;
i) O que o método cientifico;
j) Os diferentes métodos científicos por áreas de saberes;
k) O tema, o problema, a hipótese a metodologia como montar um projeto cientifico;
l) No mundo do Fake News como o método cientifico é importante para analisar a realidade;
m) A escrita de um projeto cientifico cuidados necessários, o texto argumentativo;
n) As Norma da Abnt.

Sociologia e Ética Profissional

a) A construção do campo da Sociologia
b) Conceitos básicos e conhecimentos em Sociologia
c) Percurso de ética sociológica e atribuições práticas
d) Sociologia no campo científico relacionada ao contexto prático
e) Positivismo de Augusto Comte e o crescimento moral
f) O materialismo de Karl Marx e os rumos do desenvolvimento
g) Os impactos concretos do funcionalismo de Émile Durkheim
h) Weber e ação social na prática
i) O design da sociedade
j) Organização e mudança social
k) Dimensões da sociedade
l) Pré-capitalismo e capitalismo
m) Trabalho e sociedade
n) Ética e sociedade
o) A ética empresarial e a pós-modernidade
p) Relações entre a ética e as profissões: contexto empresarial e profissional

Aspectos Sócio Antropológicos

a) Compreendendo as diferenças entre o senso comum e o conhecimento científico
b) As ciências sociais
c) A História da Sociologia
d) O Surgimento da Sociologia Educacional
e) Antropologia e seu campo de estudo
f) Etnocentrismo
g) Relativismo cultural
h) Antropologia educacional
i) A Sociologia e a Antropologia como Ciências Sociais
j) Aspectos Conceituais da Sociologia e da Antropologia
k) Pressupostos teóricos clássicos da Sociologia e da Antropologia
l) A Sociologia e a Antropologia contemporânea
m) As teorias antropológicas contemporâneas – o funcionalismo
n) Compreender o conceito de função social em sua origem e aplicação
o) Aplicar o conceito de função social à escola, como finalidade
p) Identificar e solucionar problemas relacionados à prática pedagógica
q) Proceder com eficiência o trabalho avaliativo considerando a questão da afetividade

Educação e Direitos Humanos

a) Estabelecer as delimitações teóricas e metodológicas da educação em direitos humanos
b) Tratados internacionais de direitos humanos
c) Educação em direitos humanos e o contexto brasileiro
d) Educação em direitos humanos na contemporaneidade
e) Regulamentação dos direitos humanos na legislação brasileira
f) Perspectivas legais e desafios da educação em direitos humanos
g) Diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos
h) Direitos humanos no ambiente educacional
i) Proposta metodológica e a educação em direitos humanos
j) Direitos humanos no ensino fundamental
k) Direitos humanos no ensino médio e na educação profissional
l) Direitos humanos no ensino superior
m) Educação em direitos humanos na educação não escolar
n) Educação para paz
o) Educação em valores
p) Desafios e tendências da educação em direitos humanos

Educação das Relações Étnico-Raciais

a) Explicando a diversidade cultural como característica da nossa formação humana e nacional
b) Reconhecendo o discurso pedagógico da diversidade
c) Entendendo a introdução a educação étnico-racial
d) Analisando os fundamentos legais para a educação das relações étnico-raciais
e) Reconhecendo o contato com a realidade de outro: histórias, culturas e sociedades africanas (literatura, arte, língua e cultura africanas e afro-brasileiras)
f) Definindo o outro: o negro na sociedade brasileira, as relações raciais, contribuições da matriz africana nas artes brasileiras e resistência negra no Brasil
g) Relembrando o contato com a realidade do outro: histórias, culturas e sociedades ameríndias e os diversos povos indígenas do Brasil: culturas indígenas no Brasil. (literatura, arte, língua e cultura indígenas brasileiras)
h) Nomeando o outro: os povos indígenas na sociedade brasileira, as relações raciais, contribuições dos povos indígenas nas artes brasileiras e resistência indígena no Brasil
i) Refletindo sobre a diversidade cultural e sobre o respeito às diferenças
j) Aplicando a diversidade cultural brasileira na prática docente
k) Desenvolvendo uma prática pedagógica que contemple o outro e suas semelhanças e diferenças
l) Avaliando a necessidade de repensar o papel do educador diante da diversidade cultural
m) Reconhecendo a escola como espaço privilegiado de encontro das diferenças
n) Desenvolvendo metodologia de ensino em educação das relações étnico-raciais
o) Produzindo uma educação voltada às relações étnico-raciais
p) Planejando currículo e práxis pedagógica voltados a diversidade cultural e étnico-racial: questões iniciais sobre currículo e práxis pedagógica

Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social

a) Segurança do trabalho e normas regulamentadoras
b) Riscos ocupacionais
c) Prevenção de acidentes no trabalho
d) CIPA – comissão interna de prevenção de acidentes
e) Saúde e qualidade de vida no trabalho
f) Trabalho e qualidade de vida
g) Saúde ocupacional
h) Primeiros socorros
i) Ecologia e preservação do meio ambiente
j) Poluição
k) Prevenção e combate a incêndio
l) Norma ISO 14.000
m) ISO 26.000
n) Direitos humanos
o) Legislação e cidadania
p) Projeto de responsabilidade social

Unypós

Valores

Especialização 380 Horas

De R$ 3.816,00
À Vista R$ 1.717,20 – Duração de 04 ou 06 meses
No Cartão de Crédito – 12x R$ 159,00 – Duração de 04 ou 06 meses
Boleto - 08x R$ 267,00 – Duração de 04 ou 06 meses
Boleto - 12x R$ 197,75 - Duração de 06 meses


Não possui taxa de matrícula.

Ao se matricular, contará com uma garantia de 15 dias. Durante esse período, se sentir que a Unypós e o curso não são para você, basta solicitar o reembolso que devolveremos seu dinheiro imediatamente. Simples assim!

Emissão de certificado em 30 dias

Alunos

Depoimentos

Perguntas Frequentes

FAQ