Unypos | Pós-Graduação

Pós-Graduação

Linguagens e Códigos nas Práticas Educacionais

  • 100% online
  • Duração de 04, 06 a 12 meses
  • Carga horaria 380h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por videoaulas, mapas estruturais, apostilas em PDF, slides e rotas de aprendizagem por competências.
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o termino de sua Pós-Graduação
  • Registrado pelo MEC

Unypós

O Curso

Com esse curso, o egresso estará apto a atuar com competência em Linguagens e códigos nas práticas educacionais, realizando com maior facilidade e segurança as relevantes tarefas que lhes sejam afetas na profissão, além de pontuar para progressão em sua carreira, pelo conhecimento adquirido. Ou, caso pretenda, participar com chances nos concursos públicos ou seleções de vínculos para a área e/ou outras correlatas.

Introdução à EaD

a) Concepções e legislação em EaD.
b) Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem.
c) Ferramentas para navegação e busca na Internet.
d) Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

Pensamento Científico

a) A origem do Pensamento Científico;
b) O mito;
c) A Filosofia Grega;
d) O senso comum;
e) O que Ciência?;
f) A ciência no mundo moderno: os racionalistas;
g) A ciência no mundo moderno: os empiristas;
h) As Ciências no mundo Contemporâneo: o surgimento das especificidades;
i) O que o método cientifico;
j) Os diferentes métodos científicos por áreas de saberes;
k) O tema, o problema, a hipótese a metodologia como montar um projeto cientifico;
l) No mundo do Fake News como o método cientifico é importante para analisar a realidade;
m) A escrita de um projeto cientifico cuidados necessários, o texto argumentativo;
n) As Norma da Abnt.

Linguística Básica

a) Breve percurso histórico da linguística
b) Principais teorias linguísticas
c) Definição e o objeto da linguística
d) A linguística e as áreas de investigação e pesquisa
e) As dicotomias saussureanas
f) Signo linguístico, significante e significado
g) Língua e fala
h) Diacronia e sincronia
i) Sintagma e paradigma
j) Dupla articulação da linguagem
k) Relação entre a gramática e a linguística
l) Abordagem da gramática tradicional nos estudos linguísticos
m) Compreender a relação entre língua, cultura e sociedade
n) Compreender sobre o conceito de variantes culta e variante padrão do português brasileiro
o) Discutir o processo de oficialização de uma língua
p) Refletir sobre as atitudes e preconceitos linguísticos e seus desdobramentos na sociedade brasileira

Linguística Avançada

a) Compreendendo a Relação Entre Linguagem e Mente
b) Analisando Aspectos Cognitivos das Práticas de Sala de Aula
c) Identificando e Solucionando Problemas Relacionados a Dificuldades de Aprendizagem
d) Planejando Aulas com Base nos Estudos Cognitivos
e) Compreendendo como Funciona a Aquisição de Linguagem
f) Aplicando Conceitos de Aquisição ao Ensino de Línguas
g) Identificando e Solucionando Problemas Relacionados à Aquisição de Línguas Estrangeiras
h) Planejando Aulas para Programas de Ensino Bilíngue
i) Compreendendo Aquisição de Linguagem
j) Refletindo a Teoria na Prática
k) Identificando e Solucionando Problemas de Aquisição de LE
l) Executando a Hipótese de Insumo (INPUT)
m) Compreendendo os Níveis, Variações e Variedades da Linguagem
n) Aplicando os Conceitos de Norma Formal e Norma Informal
o) Identificando e Solucionando Problemas de Linguagem
p) Procedimentos de Desmistificação das Palavras

Processos de Aquisição da Linguagem e da Escrita

a) Conhecendo o processo de aquisição da linguagem com base em diferentes hipóteses
b) Conhecendo o curso da aquisição da linguagem: fonologia e morfologia
c) Conhecendo o curso da aquisição da linguagem: sintaxe, semântica e pragmática
d) Identificando os distúrbios de linguagem oral
e) Produção e interpretação textual na educação básica
f) Produção e interpretação textual na educação fundamental até o quinto ano
g) Produção e interpretação textual na educação fundamental até o sexto ano
h) Produção e interpretação textual no Ensino Médio
i) Produção e interpretação textual para PNEs, jovens e adultos
j) Produção e interpretação textual para portadores de transtornos
k) Produção e interpretação textual para jovens e adultos
l) Aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita
m) Estudo, análise, pesquisa e organização dos elementos para interpretação textual
n) Distúrbios da linguagem escrita

Metodologias do Ensino da Linguagem

a) Aprender e ensinar língua portuguesa na escola: aspectos básicos
b) Língua portuguesa na escola: histórico
c) Língua portuguesa e linguagem para a educação nos anos finais do ensino fundamental
d) Língua portuguesa e linguagem para a educação para o ensino médio
e) Compreendendo como a fala funciona e a variação linguística
f) Fonologia na escola: aspectos básicos
g) Leitura: aspectos gerais
h) A leitura na escola
i) O ato de ler
j) Construção textual (textualidade)
k) Construção textual
l) Tipologia e gêneros textuais
m) Aprendizagem significativa da linguagem
n) Estratégias no ensino da linguagem
o) Jogos e brincadeiras no ensino da linguagem
p) Metodologias ativas e o ensino da linguagem

Metodologias do Ensino da Linguagem

a) A natureza do conhecimento lógico-matemático
b) Quem foi Piaget e qual sua importância para o desenvolvimento infantil
c) O trabalho de Vygotsky e sua contribuição para a educação .32 A biografia de Vygotsky
d) Relações entre aprendizagem e desenvolvimento em Piaget e em Vygotsky
e) Teorias psicológicas contemporâneas do desenvolvimento e aprendizagem
f) Os estudos psicogenéticos e cognitivistas
g) A educação matemática e a construção de conceitos matemáticos pela criança
h) A educação matemática e a construção do número pela criança
i) As representações simbólicas espontâneas e a apropriação da linguagem dos signos matemáticos pela criança
j) A apropriação da linguagem dos signos matemáticos pela criança
k) A construção do sistema de numeração
l) A construção do sistema de numeração decimal e as operações fundamentais
m) O ensino das operações fundamentais
n) Como ensinar as operações fundamentais para a criança
o) Avaliação e os instrumentos avaliativos em Matemática
p) A aprendizagem matemática e sua implicação na inserção social

Unypós

Valores

Especialização 380 Horas

De R$ 3.816,00
À Vista R$ 1.717,20 – Duração de 04 ou 06 meses
No Cartão de Crédito – 12x R$ 159,00 – Duração de 04 ou 06 meses
Boleto - 08x R$ 267,00 – Duração de 04 ou 06 meses
Boleto - 12x R$ 197,75 - Duração de 06 meses


Não possui taxa de matrícula.

Ao se matricular, contará com uma garantia de 15 dias. Durante esse período, se sentir que a Unypós e o curso não são para você, basta solicitar o reembolso que devolveremos seu dinheiro imediatamente. Simples assim!

Emissão de certificado em 30 dias

Alunos

Depoimentos

Perguntas Frequentes

FAQ