Unypos | Pós-Graduação

Pós-Graduação

Metodologia do Ensino da Matemática

  • 100% online
  • Duração de 04, 06 a 12 meses
  • Carga horaria 380h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por videoaulas, mapas estruturais, apostilas em PDF, slides e rotas de aprendizagem por competências.
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o termino de sua Pós-Graduação
  • Registrado pelo MEC

Unypós

O Curso

Com esse curso, o egresso estará apto a atuar com competência em Metodologia do ensino da matemática, realizando com maior facilidade e segurança as relevantes tarefas que lhes sejam afetas na profissão, além de pontuar para progressão em sua carreira, pelo conhecimento adquirido. Ou, caso pretenda, participar com chances nos concursos públicos ou seleções de vínculos para a área e/ou outras correlatas.

Introdução à EaD

a) Concepções e legislação em EaD.
b) Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem.
c) Ferramentas para navegação e busca na Internet.
d) Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

Pensamento Científico

a) A origem do Pensamento Científico;
b) O mito;
c) A Filosofia Grega;
d) O senso comum;
e) O que Ciência?;
f) A ciência no mundo moderno: os racionalistas;
g) A ciência no mundo moderno: os empiristas;
h) As Ciências no mundo Contemporâneo: o surgimento das especificidades;
i) O que o método cientifico;
j) Os diferentes métodos científicos por áreas de saberes;
k) O tema, o problema, a hipótese a metodologia como montar um projeto cientifico;
l) No mundo do Fake News como o método cientifico é importante para analisar a realidade;
m) A escrita de um projeto cientifico cuidados necessários, o texto argumentativo;
n) As Norma da Abnt.

Avaliação: Teoria e Prática

a) Construção da prática da avaliação educacional no Brasil
b) Primeiras avaliações da aprendizagem no Brasil
c) Tipos de avaliação da aprendizagem
d) Função da avaliação
e) Ensino, aprendizagem e avaliação
f) A concepção de fracasso escolar
g) Cultura avaliativa mediadora
h) Nova proposta de avaliação
i) Gestão escolar e avaliação
j) Projeto Político Pedagógico e avaliação
k) A avalização do Projeto Político Pedagógico
l) Registros e avaliação da aprendizagem
m) Instrumentos de avaliação
n) Tipos de instrumentos de avaliação
o) Prova prática
p) Projetos didáticos em sala de aula

Fundamentos da Educação

a) Compreender os parâmetros e a definição do que é educação;
b) Identificar as diferentes naturezas da educação;
c) Analisar as perspectivas do cenário educativo atual e o impacto no ambiente escolar;
d) Reconhecer a importância das Políticas Públicas e sua influência no âmbito educacional.
e) Refletir acerca das diferenças entre pedagogia e as ciências que compõem o campo do ambiente educacional;
f) Compreender as definições de pedagogia e de andragogia;
g) Analisar educação e cultura e as definições intrínsecas entre elas.
h) Analisar a pedagogia na atualidade e o seu impacto em outros segmentos;
i) Compreender como ocorre a formação do pedagogo dentro e fora do ambiente escolar;
j) Identificar as perspectivas da atuação do pedagogo na era contemporânea;
k) Refletir acerca da pedagogia no mercado de trabalho e as suas implicações.
l) Conhecer os principais pensadores e as suas contribuições para a pedagogia;
m) Analisar as concepções e as tendências pedagógicas no cenário brasileiro;
n) Compreender as definições de educação e a sua ética;
o) Refletir a respeito da importância da tecnologia na educação atualmente.

Instrumentos Avaliativos das Linguagens e Processos Lógicos Matemáticos

a) A natureza do conhecimento lógico-matemático
b) Quem foi Piaget e qual sua importância para o desenvolvimento infantil
c) O trabalho de Vygotsky e sua contribuição para a educação .32 A biografia de Vygotsky
d) Relações entre aprendizagem e desenvolvimento em Piaget e em Vygotsky
e) Teorias psicológicas contemporâneas do desenvolvimento e aprendizagem
f) Os estudos psicogenéticos e cognitivistas
g) A educação matemática e a construção de conceitos matemáticos pela criança
h) A educação matemática e a construção do número pela criança
i) As representações simbólicas espontâneas e a apropriação da linguagem dos signos matemáticos pela criança
j) A apropriação da linguagem dos signos matemáticos pela criança
k) A construção do sistema de numeração
l) A construção do sistema de numeração decimal e as operações fundamentais
m) O ensino das operações fundamentais
n) Como ensinar as operações fundamentais para a criança
o) Avaliação e os instrumentos avaliativos em Matemática
p) A aprendizagem matemática e sua implicação na inserção socialDistúrbios da linguagem escrita

Psicologia da Aprendizagem

a) Origem da psicologia – Influências filosóficas
b) Psicologia científica
c) Escolas psicológicas
d) Objeto de estudo da psicologia
e) Origem da psicopedagogia
f) Concepções teóricas
g) Psicopedagogia na prática
h) Formas de atuação no mercado de trabalho
i) Psiquismo humano
j) Desenvolvimento do psiquismo
k) Processos e constituição do psiquismo humano
l) Pensamento e linguagem do desenvolvimento humano
m) Teorias do desenvolvimento
n) Humanismo
o) Psicanálise
p) Aprendizagem na adolescência

Metodologia do Ensino da Matemática

a) Natureza do conhecimento matemático
b) As tendências atuais no ensino da matemática
c) Objetivos, conteúdos, orientações didáticas e avaliação na matemática
d) Estratégias de ensino e uso de materiais didáticos
e) O número e suas funções
f) Os sistemas de numeração
g) Os números naturais
h) Os números fracionários e decimais
i) As medidas
j) A geometria
k) A percepção espacial
l) As figuras geométricas planas e espaciais
m) As conexões da matemática com outras áreas do conhecimento
n) A matemática e o cotidiano
o) O uso da literatura infantil
p) Os materiais diversos no estudo da matemática

Unypós

Valores

Especialização 380 Horas

De R$ 3.816,00
À Vista R$ 1.717,20 – Duração de 04 ou 06 meses
No Cartão de Crédito – 12x R$ 159,00 – Duração de 04 ou 06 meses
Boleto - 08x R$ 267,00 – Duração de 04 ou 06 meses
Boleto - 12x R$ 197,75 - Duração de 06 meses


Não possui taxa de matrícula.

Ao se matricular, contará com uma garantia de 15 dias. Durante esse período, se sentir que a Unypós e o curso não são para você, basta solicitar o reembolso que devolveremos seu dinheiro imediatamente. Simples assim!

Emissão de certificado em 30 dias

Alunos

Depoimentos

Perguntas Frequentes

FAQ