Unypos | Pós-Graduação

Pós-Graduação

Processos Cognitivos

  • 100% online
  • Duração de 04, 06 a 12 meses
  • Carga horaria 380h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por videoaulas, mapas estruturais, apostilas em PDF, slides e rotas de aprendizagem por competências.
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o termino de sua Pós-Graduação
  • Registrado pelo MEC

Unypós

O Curso

Com esse curso, o egresso estará apto a atuar com competência em Processos cognitivos, realizando com maior facilidade e segurança as relevantes tarefas que lhes sejam afetas na profissão, além de pontuar para progressão em sua carreira, pelo conhecimento adquirido. Ou, caso pretenda, participar com chances nos concursos públicos ou seleções de vínculos para a área e/ou outras correlatas.

Introdução à EaD

a) Concepções e legislação em EaD.
b) Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem.
c) Ferramentas para navegação e busca na Internet.
d) Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

Pensamento Científico

a) A origem do Pensamento Científico;
b) O mito;
c) A Filosofia Grega;
d) O senso comum;
e) O que Ciência?;
f) A ciência no mundo moderno: os racionalistas;
g) A ciência no mundo moderno: os empiristas;
h) As Ciências no mundo Contemporâneo: o surgimento das especificidades;
i) O que o método cientifico;
j) Os diferentes métodos científicos por áreas de saberes;
k) O tema, o problema, a hipótese a metodologia como montar um projeto cientifico;
l) No mundo do Fake News como o método cientifico é importante para analisar a realidade;
m) A escrita de um projeto cientifico cuidados necessários, o texto argumentativo;
n) As Norma da Abnt.

Didática

a) Conceitualização e características da didática
b) Conhecer a conceitualização e as características dos fundamentos didáticos
c) Grandes educadores e a didática
d) Educação: definições e processos
e) Refletir sobre a história do processo de ensino e as tendências pedagógicas
f) Tendências pedagógicas na educação
g) Conteúdos operacionais da didática
h) Componentes do processo ensino-aprendizagem
i) Reconhecer a importância dos componentes do processo de ensino-aprendizagem e sua influência nas “práxis” pedagógica
j) Principais teorias da aprendizagem no ensino
k) Conhecer as principais teorias de aprendizagem
l) Sala de aula: espaço de construção do conhecimento
m) Identificar a sala de aula como espaço de construção do conhecimento
n) Conteúdos escolares e de aprendizagem
o) Seleção e organização dos conteúdos
p) Técnicas de ensino-aprendizagem
q) Diferenciar métodos, técnicas e procedimentos de ensino
r) Avaliação
s) Entender a importância da avaliação na educação
t) Planejamento educacional: tipos de planos
u) Conhecer os diferentes tipos de planejamento
v) Projetar Identificar importantes aspectos na construção de um projeto educacional os educacionais

Currículos, Programas e Projetos Pedagógicos

a) Conceitos sobre currículo e sua trajetória históricas
b) Características e estruturas que envolvem um currículo de educação infantil
c) As características e estruturas que envolvem um currículo de educação básica
d) As características e estruturas que envolvem um currículo de educação profissional e ensino superior.
e) Currículo
f) "Diferentes tipos de currículo: diálogos e conflitos"
g) "Currículo em políticas públicas"
h) "Currículo como produção social e noções de currículo oculto "
i) Seleção e organização dos conteúdos curriculares na escola
j) Currículo por competências
k) "Itinerários formativos e flexibilidade curricular"
l) Métricas e cargas horárias curriculares
m) "Conceitos e definições de projetos pedagógicos"
n) "Estruturação de um projeto pedagógico curricular"
o) "Documentos acessórios do projeto pedagógico curricular"
p) Tendências curriculares no Brasil

Processos de Aquisição da Linguagem e da Escrita

a) Conhecendo o processo de aquisição da linguagem com base em diferentes hipóteses
b) Conhecendo o curso da aquisição da linguagem: fonologia e morfologia
c) Conhecendo o curso da aquisição da linguagem: sintaxe, semântica e pragmática
d) Identificando os distúrbios de linguagem oral
e) Produção e interpretação textual na educação básica
f) Produção e interpretação textual na educação fundamental até o quinto ano
g) Produção e interpretação textual na educação fundamental até o sexto ano
h) Produção e interpretação textual no Ensino Médio
i) Produção e interpretação textual para PNEs, jovens e adultos
j) Produção e interpretação textual para portadores de transtornos
k) Produção e interpretação textual para jovens e adultos
l) Aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita
m) Estudo, análise, pesquisa e organização dos elementos para interpretação textual
n) Distúrbios da linguagem escrita

Psicomotricidade

a) Psicomotricidade
b) Elementos base da psicomotricidade
c) Diferentes abordagens psicomotoras, teoria e prática
d) Hemisférios cerebrais na psicomotricidade
e) Simbolização do corpo
f) Contribuições da fisioterapia, medicina e psicologia para a psicomotricidade
g) Pensamento clínico nas atividades em psicomotricidade
h) Maturação e implicações neurológicas para a motricidade humana
i) Gerontomotricidade e a psicomotricidade na educação especial
j) Avaliação psicomotora
k) Influências na psicomotricidade
l) Afetividade nas intervenções psicomotoras
m) Vivências em psicomotricidade e o trabalho com família
n) Técnicas para reabilitação psicomotora
o) Educação e reeducação psicomotora
p) O psicólogo na reabilitação psicomotora

Processos Cognitivos e Aprendizagem

a) Linguagem e cognição
b) Processo de aprendizagem sob o foco cognitivo
c) Problemas de aprendizagem, avaliação e intervenção
d) Aspectos psicossociais e cognitivos
e) Atenção, percepção e memória
f) Emoção, conceitos e categorização
g) Resolução de problemas e linguagem
h) Processo escolar de ensino-aprendizagem
i) Abordagens comportamentalistas e cognitivistas
j) Abordagens humanista, empirista e inatista
k) Teoria da aprendizagem GESTALT
l) Teoria da aprendizagem representativa, cognitiva e social
m) Processos, objetivos e domínios da aprendizagem
n) Aprendizagem versus representação
o) Avaliação nos processos de ensino-aprendizagem
p) Dificuldades, distúrbios e transtornos de aprendizagem

Unypós

Valores

Especialização 380 Horas

De R$ 3.816,00
À Vista R$ 1.717,20 – Duração de 04 ou 06 meses
No Cartão de Crédito – 12x R$ 159,00 – Duração de 04 ou 06 meses
Boleto - 08x R$ 267,00 – Duração de 04 ou 06 meses
Boleto - 12x R$ 197,75 - Duração de 06 meses


Não possui taxa de matrícula.

Ao se matricular, contará com uma garantia de 15 dias. Durante esse período, se sentir que a Unypós e o curso não são para você, basta solicitar o reembolso que devolveremos seu dinheiro imediatamente. Simples assim!

Emissão de certificado em 30 dias

Alunos

Depoimentos

Perguntas Frequentes

FAQ