Unypos | Pós-Graduação

Pós-Graduação

Secretariado Escolar

  • 100% online
  • Duração de 04, 06 a 12 meses
  • Carga horaria 380h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por videoaulas, mapas estruturais, apostilas em PDF, slides e rotas de aprendizagem por competências.
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o termino de sua Pós-Graduação
  • Registrado pelo MEC

Unypós

O Curso

Esse curso objetiva que o egresso tenha condições de gerenciar o cotidiano de uma secretaria escolar nas mais diversas especificidades do setor. Possibilita o desenvolvimento das funções mais simples às mais complexas, deste a gestão documental até fundamentação legal de organização e legislação educacional específica.

Neuroeducação e Tecnologias Educacionais

1) Conhecer a história da ludicidade
2) Compreender os aspectos históricos do lúdico
3) Identificar a origem dos jogos e brincadeiras
4) Compreender o que teóricos pensam sobre jogos e brincadeiras
5) Compreender o significado do lúdico como prática cultural
6) Entender como o brincar ocorre em diversas culturas
7) Reconhecer o lúdico como fonte de compreensão do mundo
8) Conhecer o papel do lúdico na educação
9) Compreender a importância do jogo simbólico para a criança
10) Entender as diferenças entre brincar livre e brincar coordenado
11) Conhecer o papel da brincadeira no desenvolvimento infantil
12) Identificar jogos e brincadeiras adequados às faixas etárias
13) Compreender a importância do faz de conta na infância
14) Entender como ensinar de forma lúdica
15) Entender o que ocorre no cérebro durante as brincadeiras
16) Identificar tipos de jogos e brincadeiras lúdicas

Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino

1) As tecnologias da Informação e da Comunicação e as Bases da Psicologia da Aprendizagem
2) As novas tecnologias da comunicação e informação e suas aplicações na educação
3) Relações entre mídia, cultura e subjetividade
4) Discussão sobre fundamentos, práticas e estratégias didático pedagógicas na EaD
5) Mídia, cultura e subjetividade
6) Tecnologias e Mediação escolar
7) As novas tecnologias da comunicação e informação
8) Relações presentes na comunicação e educação na sociedade contemporânea
9) O aluno: necessidades e especificidades do ensino presencial e a distância
10) Hipermídia e Educação uilização da mídia como instrumento didático-pedagógico
11) Novas tecnologias da Informação e educação: planejamento, elaboração e aplicabilidade no ensino presencial e/ou a distância
12) Slides
13) Chats, fóruns, videoaula, webconferência
14) Conteúdos didáticos digitais
15) Vídeos
16) Bases para elaboração de um projeto didático-pedagógico para uso das novas tecnologias da informação e comunicação na educação

Introdução à EaD

1) Concepções e legislação em EaD
2) Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem
3) Ferramentas para navegação e busca na Internet
4) Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação

Fundamentos da Educação

1) Compreender os parâmetros e a definição do que é educação
2) Identificar as diferentes naturezas da educação
3) Analisar as perspectivas do cenário educativo atual e o impacto no ambiente escolar
4) Reconhecer a importância das Políticas Públicas e sua influência no âmbito educacional
5) Refletir acerca das diferenças entre pedagogia e as ciências que compõem o campo do ambiente educacional
6) Compreender as definições de pedagogia e de andragogia
7) Compreender as definições de pedagogia e de andragogia
8) Analisar educação e cultura e as definições intrínsecas entre elas
9) Analisar a pedagogia na atualidade e o seu impacto em outros segmentos
10) Compreender como ocorre a formação do pedagogo dentro e fora do ambiente escolar
11) Identificar as perspectivas da atuação do pedagogo na era contemporânea
12) Refletir acerca da pedagogia no mercado de trabalho e as suas implicações
13) Conhecer os principais pensadores e as suas contribuições para a pedagogia
14) Analisar as concepções e as tendências pedagógicas no cenário brasileiro
15) Compreender as definições de educação e a sua ética
16) Refletir a respeito da importância da tecnologia na educação atualmente

Português Instrumental

1) Funções da linguagem
2) Processos de comunicação
3) Linguagem como prática social
4) Processos de aprendizagem de leitura e escrita
5) Gêneros textuais
6) Tipos textuais
7) Formalidade de um texto
8) Procedimentos de coesão e coerência
9) Escrita acadêmica
10) Gêneros acadêmicos
11) Resumo acadêmico
12) Resenha acadêmica
13) Técnicas de exposição textual
14) Técnicas de argumentação textual
15) Produção de textos
16) Construção de textos

Organização e Legislação da Educação

1) Compreender os significados dos termos lei, diretrizes, bases e a estrutura de ensino
2) Analisar os princípios e fins da educação nacional – artigos 2º e 3º da Lei 9394/96
3) Identificar os aspectos do sistema escolar brasileiro e a administração do sistema nacional de ensino
4) Conhecer o Plano Nacional de Educação: Objetivos e Metas
5) Apresentar os objetivos, duração e organização da Educação Infantil
6) Analisar o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos seus objetivos, duração, organização e obrigatoriedade
7) Observar a finalidade, duração, modalidade e organização do Ensino Média
8) Compreender sobre a Educação de Jovens e adultos e a Educação Especial
9) Compreender os conceitos, histórico e evolução do currículo e a verificação do rendimento escolar
10) Analisar os PCNS – Parâmetros Curriculares Nacionais
11) Observar a formação dos profissionais da educação: agências formadoras e tipos de profissionais
12) Identificar os recursos financeiros para a educação as responsabilidades da união, estados e munícipios
13) Compreender a Educação em direitos humanos – Resolução nº 001/2012
14) Identificar o que é e o que não é educação em direitos humanos
15) Observar por que educar para direitos humanos e cidadania
16) Analisar novos marcos para a relação étnico racial no Brasil: uma responsabilidade coletiva

Gestão Educacional

1) Desenvolver o conceito de escola e sua origem histórica
2) A organização da escola face às consolidações da sociedade capitalista
3) Diferenciando o espaço escolar e suas diversas expressões do conceito de Educação
4) Apontar o papel dos diversos sujeitos sociais envolvidos no espaço educacional
5) A organização do trabalho escolar
6) Bases sociológicas da gestão escolar
7) A sociedade contemporânea e os movimentos de reforma e mudanças da escola
8) Conceituar a gestão e o papel do “líder”/diretor como o sujeito social
9) O papel do gestor escolar na organização dos espaços educativos. Planejamento, acompanhamento e avaliação do trabalho pedagógico
10) Relação escola/comunidade
11) Política educacional no contexto das políticas públicas Análise e reflexão sobre políticas de educação inclusiva vinculadas à gestão educacional
12) Papel do município, da escola e da família na implementação da Educação Especial
13) Gestão Escolar Democrática e Cotidiano Escolar Inclusivo
14) Construção de um Projeto Político Pedagógico Inclusivo

Pensamento Científico

1) A origem do Pensamento Cientifica
2) O mito
3) A Filosofia Grega
4) O senso comum
5) O que Ciência?
6) A ciência no mundo moderno: os racionalistas
7) A ciência no mundo moderno: os empirista
8) As Ciências no mundo Contemporâneo: o surgimento das especificidades
9) O que o método cientifico
10) Os diferentes métodos científicos por áreas de saberes
11) O tema, o problema, a hipótese a metodologia como montar um projeto cientifico
12) No mundo do Fake News como o método cientifico é importante para analisar a realidade
13) A escrita de um projeto cientifico cuidados necessários , o texto argumentativo
14) As Norma da Abnt

Práticas de Secretaria Escolar

1) Linguagem e Comunicação
2) Coerência e coesão
3) Redação oficial: ata, memorando, ofícios, e-mails.
4) Gêneros textuais da secretaria escolar: requerimento, certificado, declaração, histórico escolar, diário de classe
5) Introdução à informática
6) Noções: Sistema operacional
7) Editor de Texto
8) Planilha Eletrônica
9) Internet. Relações humanas e sua dinâmica
10) Relações de trabalho
11) Os padrões de relação e ética no atendimento ao público
12) Qualidade no atendimento ao público
13) Padronização do atendimento Procedimentos para arquivar documentos
14) Técnicas de organização de arquivos
15) Protocolos de entrada e saída
16) Tipos de protocolos e controles de documentos
17) Expedientes de informatização e gerenciamento de arquivos e documentos
18) Planejamento e suprimento de materiais, organizações, recursos, 19) classificação e armazenamento, patrimônio escolar e princípio de gestão ambiental e sustentabilidade

Unypós

Valores

Especialização 380 Horas

De R$ 3.816,00
À Vista R$ 1.717,20 – Duração de 04 ou 06 meses
No Cartão de Crédito – 12x R$ 159,00 – Duração de 04 ou 06 meses
Boleto - 08x R$ 267,00 – Duração de 04 ou 06 meses
Boleto - 12x R$ 197,75 - Duração de 06 meses


Não possui taxa de matrícula.

Ao se matricular, contará com uma garantia de 15 dias. Durante esse período, se sentir que a Unypós e o curso não são para você, basta solicitar o reembolso que devolveremos seu dinheiro imediatamente. Simples assim!

Emissão de certificado em 30 dias

Alunos

Depoimentos

Perguntas Frequentes

FAQ